Desde as 10h desta quarta-feira (23), o contribuinte que entregou a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física até março pode consultar se foi liberado o segundo dos cinco lotes de restituição.
O valor será pago no dia 30 de junho. Segundo a Receita Federal, este lote será o maior de todos, com R$ 6 bilhões para 4.222.986 contribuintes.
Consulta
A consulta pode ser realizada por meio do site da Receita Federal, no qual o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.
Pelo site é possível saber se há eventuais pendências que estejam travando o pagamento da restituição. Mas também é possível fazer o procedimento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS.
O valor da restituição será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o valor não puder ser transferido para a conta informada, o dinheiro ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.
O pagamento da restituição é dividido em cinco datas: 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.