A Receita Federal paga nesta terça-feira (31) o quarto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O pagamento é para mais de 3,8 milhões de contribuintes. As restituições do quarto lote também inclui restituições de exercícios anteriores.
Leia também: Dilma Rousseff: tributar grandes fortunas é uma das tarefas mais importantes para esse momento
O valor total das restituições chega a até R$ 5,1 bilhões, sendo que R$ 273,2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade, são eles: 8.185 idosos acima de 80 anos, 67.893 entre 60 e 79 anos, 6.088 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O lote também contempla 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto.
Confira o calendário completo:
Com o pagamento do quarto lote nesta terça-feira (31) faltará, apenas, o pagamento do quinto lote que será feito em 31 de setembro. / Reprodução/Receita Federal
Consulta
A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, onde o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.
No portal é possível saber se há pendências que estejam travando o pagamento da restituição. Também é possível fazer o procedimento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS.
:: Entenda por que os pobres pagam mais impostos no Brasil ::
O valor da restituição será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o dinheiro não puder ser transferido para a conta informada, a quantia ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.
O pagamento da restituição foi dividido em cinco lotes, sendo que já foram pagos os dos dias 31 de maio, 30 de junho e 30 de julho. Nesta terça ocorre o pagamento do dia 31 de agosto, faltando, apenas, o último lote que será pago em 30 de setembro.