A partir desta quarta (17) até o dia 11 de dezembro, acontece, em Curitiba, a Mostra Manifesta – Leituras em Voz Alta, com apresentações e debates online. São 12 artistas que apresentarão, a cada dia, solos de diferentes manifestações artísticas. Serão três vídeos por semana, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h. Aos sábados, serão realizados bate papos com os artistas da semana e mediadores convidados.
Rafael Lohan, coordenador artístico da Mostra, explica que o evento surgiu do desejo de reunir os artistas e suas criações para refletir sobre o futuro das artes cênicas. “São 12 artistas de diferentes gerações que produzem, desenvolvem pesquisas e trabalhos artísticos em campos de investigação diferentes, independentes ou vinculados a coletivos, que foram convidados a produzir solos pensando a dimensão de futuros possíveis”, diz.
Ele ainda destaca que as apresentações trazem também reflexões sobre o Brasil de 2021 e a pandemia na vida desses artistas. “Trata-se de um processo importante de reflexão e traz de novo a possibilidade de seguir criando, apesar destas condições colocadas neste país por um desgoverno. É uma iniciativa para reafirmar que estamos aqui e seguimos criando e produzindo, em diálogo”, afirma.
Após os solos da primeira semana, no sábado (20), o convidado do bate papo será Salloma Salomão, músico, pesquisador, compositor, dramaturgo, produtor cultural e historiador. Tem sete CDs gravados, três DVDs, textos publicados em revistas e livros impressos e meios digitais, além de doutorado em História pela PUC-SP, com estágio na Universidade de Lisboa. Junto a ele, estarão os artistas que se apresentaram: Ricardo Nolasco, Simone Magalhães e Laremi Paixão.
[cms-gallery id=0fc1e669-60cb-4e80-b5bd-25b80c171560]