O Rio Grande do Sul já totaliza 35.456 vítimas fatais desde o início da pandemia, com a confirmação de 33 óbitos por covid-19 nesta sexta-feira (29) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Nos últimos sete dias, o acumulado de mortes por data de inclusão foi de 151, ficando perto do número registrado na semana anterior, quando 156 pessoas perderam a vida para doença no RS.
A média móvel de mortes por dia em decorrência do novo coronavírus manteve-se a mesma da semana anterior, com 22 óbitos/dia. A tendência é de estagnação da pandemia no estado, já que desde o início de setembro, quando os números vinham apresentando queda, as médias estão entre 18 e 22 óbitos por dia.
Tendência de alta em novas contaminações
Nesta sexta, foram registrados 1.590 novos casos de covid-19, totalizando 1.464.569 pessoas com contaminação confirmada no RS desde o início da pandemia.
O estado voltou a ter mais de 10 mil casos confirmados da doença nesta semana, após três semanas com números mais baixos. Foram 10.704 novos casos nos últimos sete dias, 1.770 a mais que na semana anterior, quando foram registrados 8.934. Na semana retrasada, foram 6.646 casos confirmados, o que indica tendência de alta nas contaminações.
O Rio Grande do Sul segue como o quarto estado brasileiro com mais casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Com relação ao número de óbitos, ocupa a quinta posição. O país acumula 21.793.401 casos da doença e 607.462 vítimas fatais, conforme dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) atualizados nesta sexta-feira.
Estabilidade de casos graves em UTIs
O número de pacientes com covid-19 em leitos de UTI adulto em todo o estado manteve-se estável durante o mês de outubro. Nesta sexta-feira, informa a SES que 474 pessoas com a doença estão internadas em leitos de terapia intensiva. Na sexta-feira da semana passada, eram 469.
Desde o dia 3 de setembro, o total de pacientes com covid-19 em leitos de UTI mantém-se abaixo de 500 no RS. A primeira semana de outubro apresentou números abaixo de 430, mas desde o dia 8 não baixa de 450 o total de internados com a doença.
A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em todo o território gaúcho hoje é de 60,9%. O percentual segue estagnado no mês de outubro, oscilando em torno da zona de alerta de ocupação dos leitos, que é de 60%.
Dos 2.462 leitos de UTI do SUS disponíveis em hospitais gaúchos, 1.330 estão ocupados, o que significa 54% de ocupação. Já em hospitais privados, dos 839 leitos de UTI, 678 estão sob uso, com taxa de ocupação em 80,8%.
Estado emite Aviso para região Covid de Pelotas e flexibiliza restrições
O Gabinete de Crise decidiu autorizar, na quarta-feira (27), mudanças nos protocolos de competições esportivas, com liberação parcial das arquibancadas, e das escolas gaúchas, autorizando o retorno obrigatório às aulas presenciais para estudantes da Educação Básica. Além disso, o GT (grupo de trabalho) Saúde divulgou um Aviso para a região Covid de Pelotas, que recebe a notificação pela segunda semana consecutiva. As outras 20 regiões não receberam Avisos ou Alertas.
O Aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. Conforme os técnicos do GT Saúde, Pelotas apresentou piora em alguns indicadores em relação à semana anterior, por isso recebeu novamente a notificação, para que possa controlar a propagação do vírus na região.
Vacinação
Até esta quinta-feira (28), 94% da população adulta vacinável em todo o estado recebeu pelo menos uma dose e 77,4% da população adulta está com o quadro vacinal completo. Em relação à população residente, 78,5% recebeu a primeira dose e 60,7% está com o quadro vacinal completo.
O RS recebeu até o momento 18.564.506 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 18.217.685 aos municípios. Destas, 8.629.492 são da primeira dose, 6.609.112 da segunda dose e 302.249 dose única. Foram aplicadas 88% das doses.
No país, de acordo com o Our World In Data, foram aplicadas, até o momento, 273 milhões de doses. O número de pessoas totalmente vacinadas é de mais de 118 milhões, representando 55,6% da população. Receberam ao menos uma dose 74,9% da população brasileira. Em escala global, 49,1% da população mundial recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.