Existe um ditado que diz: “A propaganda é a alma do negócio”. Às vésperas de 2022 o governo de Ratinho Junior (PSD) investe pesado em propagandas do seu mandato.
Os anúncios pagos nas redes sociais retratam a educação como um produto de qualidade oferecido pelo governo. A pegadinha do marketing fica evidente, uma vez que educação não é um produto, e sim um direito.
Esta semana, a Secretaria de Estado da Educação anunciou o aumento do piso salarial dos professores, o que seria uma boa notícia, mas por trás da propaganda o governo segue sem dialogar e atender às reivindicações da categoria.
É no Paraná que o projeto de Estado neoliberal é levado a sério, uma vez que este governo segue com sua agenda de desmonte, transformando direito em mercadoria e vendendo a ideia de modernização e avanço. Durante a pandemia, Ratinho foi o governador mais alinhado com o governo genocida de Bolsonaro, buscando inclusive militarizar escolas.
A propaganda diz que no Paraná a educação pública é outra história. Mas a realidade evidencia os interesses do governo que são bem distantes da necessidade do povo paranaense.