Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Cenários possíveis

STJ julga recurso de Lula sobre o caso “triplex” nesta terça-feira (23)

Esta será a primeira vez que uma instância superior analisa o mérito do caso que envolve um triplex no Guarujá

01.fev.2020 às 09h46
São Paulo (SP)
Redação
Nas ruas, protestos, vigílias e manifestantes pedem liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerado um "preso político"

Nas ruas, protestos, vigílias e manifestantes pedem liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerado um "preso político" - Foto: Miguel Schincariol/AFP

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar nesta terça-feira (23) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relativo ao caso do “triplex do Guarujá”. Esta será a primeira vez que um tribunal superior analisa o mérito da condenação do ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato. 

No entanto, os advogados de defesa de Lula informaram que não foram avisados previamente sobre esta decisão — e a descobriram através da imprensa — e pedem o adiamento do julgamento marcado para esta tarde no STJ. Na noite da segunda-feira (22), a defesa protocolou uma reclamação na Corte sobre o tema.

No documento, os advogados explicam que por volta 18:30 estiveram no gabinete do relator do caso, ministro Felix Fischer, e obtiveram a informação de "que não havia previsão de julgamento do Agravo Regimental na próxima sessão", e tampouco havia registrado na plataforma eletrônica do órgão que haveria a decisão. Porém, às 20:19 do mesmo dia, ou seja, duas horas depois do comparecimento ao gabinete, a assessoria de imprensa deste colegiado emitiu nota informando sobre o julgamento na sessão desta terça-feira.

“Nós da defesa do ex-presidente Lula não fomos intimados da realização do julgamento e tampouco recebemos ou qualquer informação nas diligências que realizamos ontem ao longo do dia no Tribunal. Houve um comunicado à imprensa no final do dia. Isso não me parece adequado diante da garantia constitucional da ampla defesa e das nossas prerrogativas profissionais”, disse Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente, à Folha de S. Paulo.

Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão em julho de 2017. Sua sentença foi confirmada em segunda instância, em janeiro de 2018, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou sua pena para 12 anos e um mês de prisão. 

A defesa do ex-presidente alega que se trata de um processo viciado, no qual houve cerceamento do direito à defesa, ausência de materialidade para a condenação, entre outras irregularidades. 

No final de 2018, por decisão individual, o relator do caso no STJ, ministro Felix Fischer, negou um recurso da defesa do ex-presidente, que recorreu por meio de um agravo regimental ao pleno da Quinta Turma. Este recurso é o que será julgado nesta terça-feira. 

Cenários possíveis

Alguns cenários estão colocados para este julgamento, que poderá manter a condenação, reduzir sua pena ou absolver o ex-presidente. Caso rejeite o recurso e mantenha a condenação, o ex-presidente seguiria preso. Se alterar a sentença, poderia reduzir a pena ou mesmo conceder um outro regime de prisão, como o semiaberto ou o domiciliar. Já no caso de reconhecer a ilegalidade da prisão, Lula poderia ser absolvido e ficaria livre. 

A defesa do ex-presidente pediu ainda que o STJ considere que o processo deveria ter sido julgado pela Justiça Eleitoral, com base em decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF). Sendo assim, o processo deveria recomeçar do zero e Lula seria libertado. 

Além do relator, o ministro Felix Fischer, fazem parte da Quinta Turma Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik. A sessão está marcada para começar às 14h e será transmitida ao vivo através do canal oficial do STJ no YouTube. 

Lula está preso desde o dia 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, por determinação do ex-juiz da primeira instância e agora ministro da Justiça, Sérgio Moro. Desde que foi condenado, o ex-presidente tem manifestado o desejo de que o mérito de seu caso seja analisado pelas cortes superiores do Brasil. 

 

*Notícia atualizada às 10:13 de 23 de abril de 2019 para acréscimo da posição da defesa do ex-presidente.

Editado por: Vivian Fernandes
Ler em:
Inglês | Espanhol
Tags: stj
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

VIOLÊNCIA POLÍTICA

‘Ser uma mulher preta na política é estar em campo de batalha constante’, diz vereadora Giorgia Prates (PT)

LGBTQIAPN+

Casamento entre mulheres cresce 5,9% e é recorde em 2023, mostra IBGE

REFORMA AGRÁRIA

Assentamento Irmã Dorothy, em Quatis (RJ), celebra direito de imissão de posse de totalidade da área destinada à reforma agrária

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Fé pelo clima: vigília inter-religiosa abre mobilização nacional por justiça climática até a COP 30 em Porto Alegre

IGUALDADE

Protagonismo das mulheres negras é marca de debates temáticos na 5ª Conapir

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.