O Programa Brasil de Fato Paraná desta semana vai trazer mais detalhes das mobilizações que aconteceram aqui no Paraná contra os cortes no orçamento das universidades públicas. Mais de cinco mil pessoas foram às ruas em Curitiba para defender a educação, neste dia 8 de maio. Isso porque o Ministério da Educação anunciou o congelamento de 30% do orçamento das instituições de ensino federais do país. Instituição mais afetada no estado, a Universidade Federal do Paraná teve um corte de mais de R$ 48 milhões para 2019. O Brasil de Fato conversou com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, que vai explicar os impactos dessa redução orçamentária.
Você também vai ver como o desemprego e o trabalho precário e informal tem contribuído para o endividamento da população brasileira. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada nesta semana mostra que a taxa de endividados é a maior em quatro anos.
E tem também notícia boa! Vamos falar da titulação do Quilombo Paiol de Telha, da cidade de Reserva do Iguaçu (PR), que é agora o primeiro território quilombola titulado no Paraná.
E é claro, tem música, esporte e outras informações.
No Paraná, o programa vai ao ar toda semana, nas seguintes rádios:
- Ponta Grossa, na Rádio Princesa 87, 9 FM, aos sábados, a partir das 11h
- Paulo Frontin, na Rádio Cidade 87,9 FM, aos sábados, a partir das 7h e 21h
- Paula Freiras, na Rádio Paula Freitas 87,9FM, aos sábados, a partir das 11h
- Turvo, na Rádio Turbo Ativo 87,9 FM, aos domingos, às 6h
E pela internet, você acompanha da Rádio Brasil de Fato, às 8h de sábado e domingo.
Ficha Técnica
Apresentação: Gabriel Carriconde | Roteiro: Franciele Petry | Operação de áudio: Lucas Botelho | Apoio: Equipe de jornalismo do Brasil de Fato.