Em iniciativa do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), acontece hoje (12), a partir das 14h, a conferência com o tema “Educação e Ciência: pilares para soberania e independência de uma nação“. A atividade é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ADUFC-Sindicato, e acontece no auditório do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus do Pici. A conferência é ministrada pela biomédica Helena Nader, primeira presidente mulher da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Com o objetivo de debater os cortes no campo da ciência e tecnologia no Brasil, a conferência deve abordar também os impactos da Medida Provisória (MP) 1.136 no financiamento da ciência. A medida limita a utilização de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e foi editada pelo Presidente Bolsonaro (PL) ainda no mês passado. Com essa alteração, o fundo que tem como objetivo financiar o desenvolvimento e novas pesquisas científicas e tecnológicas do setor econômico e social do país deve sofrer grandes impactos e já é vista por cientistas brasileiros como “obstáculos” interpostos pelo governo.
De acordo com Bruno Rocha, presidente da ADUFC-Sindicato, o tema já tem sido pautado de forma constante nos espaços realizados pela associação, ele ainda destaca a necessidade e importância de trazer a Profª Helena Nader para discutir essa pauta. “Nós já temos discutido sobre os efeitos dos cortes na ciência e tecnologia e os impactos que isso tem no desenvolvimento da pesquisa brasileira, e ouvir a presidente da ABC, que deve trazer uma discussão sobre a realidade do cenário nacional e dos embates que ocorrem na defesa da ciência e da tecnologia no Congresso se torna fundamental”, afirmou ele.
O evento acontece de forma presencial com transmissão em tempo real, com interpretação em Libras, pelo canal da entidade no YouTube.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.