Na última quinta-feira (15), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro elegeu, por unanimidade, a chapa única apresentada pelos parlamentares para compor a Mesa Diretora, que vai comandar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa para o biênio 2023/2024.
Foram eleitos Carlo Caiado (PSD) como presidente, Tânia Bastos (Rep) como 1ª vice-presidente, Marcos Braz (PL) como 2º vice-presidente, Rafael Aloisio Freitas (Cidadania) como 1º secretário, Willian Coelho (DC) como 2º secretário, Vitor Hugo (MDB) como 1º suplente e Tainá de Paula (PT) como 2º suplente.
Leia também: Câmara do Rio aprova orçamento para próximo ano 10% maior que em 2022
A Mesa Diretora tem por atribuição a elaboração da proposta orçamentária da Câmara Municipal; a declaração de perda de mandato de vereador, de ofício ou por provocação de qualquer dos membros da Câmara; a convocação de sessões extraordinárias; a criação e extinção de cargos e funções necessários aos seus serviços administrativos; a decisão de providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos; dentre outras.
Na posse, Carlo Caiado citou a economia de recursos que permitiu que a doação para a Prefeitura do Rio, só na última legislatura, de R$ 190 milhões para serem investidos na saúde, também como falou sobre a mudança para a nova sede, segundo informações do portal da Câmara dos Vereadores.
“Para suportar a nossa estrutura, temos imóveis alugados, que geram gastos de mais de R$ 6 milhões anuais, fora outros tantos com manutenção devido à precariedade das instalações. É preciso ter responsabilidade com o dinheiro público e ser sábio na escolha. Ao invés de pagar aluguel, um dinheiro que nunca retorna, teremos casa própria, um investimento a ser recuperado em menos de 10 anos”, salientou.
Segundo Caiado, no próximo ano, quando o Palácio Pedro Ernesto completa 100 anos, "é desejo da Mesa Diretora entregá-lo à população inteiramente restaurado para funcionar como centro cultural, aberto a toda a população, além de oferecer o prédio anexo para projeto habitacional social, contribuindo para a revitalização do centro da cidade”, disse.