Familiares, amigos de pessoas privadas de liberdade e organização de defesa dos direitos humanos, realizaram um protesto, nesta terça-feira (15), contra as violações de direitos das pessoas privadas de liberdade na Casa de Custódia de São José dos Pinhais.
Manifestantes exigiam melhoras e aberturas de sindicância contra o atual diretor da CCSJP, Olival Monteiro. O dossiê das violações na CCSJP, elaborada pelos familiares e
organizações de direitos humanos, apresenta relatos constantes de tortura, superlotação e cerceamento de direitos básicos as pessoas privadas de liberdade.
O movimento exigia uma reunião com o Estado, DEPEN e Secretarias responsáveis. Familiares que realizam visitas aos presos na CCSJP relatam constantes retaliações e truculências após início das denúncias e temem aumento após o protesto de hoje.
Manifestante em frente ao palácio do governo do Estado do (PR) pede fim ao abuso de poder / Foto: Emerson Nogueira
Em frente ao palácio do governo do Estado do Paraná manifestantes pedem respeito às vidas de pessoas negras / Foto: Emerson Nogueira
Frente pelo Desencarceramento exige ao governador Ratinho Jr. mais respeito aos direitos básicos das pessoas privadas de liberdade / Foto: Emerson Nogueira