No próximo domingo (1º), cidadãos de todo o país terão a oportunidade de exercer sua cidadania por meio do voto nas eleições para o Conselho Tutelar, gestão 2024/27. Qualquer cidadão em dia com a Justiça Eleitoral tem o direito de votar, estando sujeito às mesmas regras eleitorais que proíbem práticas como boca de urna, compra de votos, derrame de santinhos e outras irregularidades.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) indicou nomes de candidatos comprometidos com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enfatizando que o ato de votar reforça a democracia, compartilha a responsabilidade na defesa dos direitos humanos e promove a fiscalização transparente das ações dos conselheiros.
:: Por que é importante votar nas eleições para conselhos tutelares? ::
A entidade destaca que a eleição de conselheiros engajados no combate ao abuso e à violência infantil e no apoio às famílias em situação de risco é fundamental para promover a mudança social tão necessária.
"Precisamos estar atentos aos candidatos e candidatas que iremos eleger, pois os conselheiros e conselheiras tutelares têm uma função importante e influente na comunidade, muitas vezes sendo aparelhados de maneira indevida, com fins eleitorais partidários. É preciso pesquisar o histórico de cada candidato/a na sua região, para que possamos ter conselheiros do campo progressista comprometidos com os direitos sociais, direitos humanos e que tenham histórico em defesa das crianças e adolescentes", ressalta a entidade.
:: Atuação do Conselho Tutelar tem que ser baseada na Constituição Federal e não na Bíblia ::
Em João Pessoa, a CUT apoia os seguintes candidatos do campo progressista para as eleições do Conselho Tutelar:
– Região Mangabeira: Verônica Oliveira – 102
– Região Norte: Jairo Pessoa – 119
– Região Praia: Patrícia Falcão – 137
– Região Sul: Luzinete Santos – 168
– Região Sudeste: Carlinhos Schneider – 178
– Região Valentina: Leamim Fernandes – 187
Reprodução / Card Reprodução