A Semana do Povo da Rua, que acontece entre quarta-feira (16) e sábado (19), em Porto Alegre, terá sessão gratuita e roda de debate do documentário "Cidadãos da Rua: Eles têm voz". O longa de 72 minutos, idealizado pela ONG Centro Social da Rua e com direção de Tatiana Sager, mostra a trajetória de cinco pessoas que se encontram em situação de rua na capital gaúcha: um idoso, uma transexual, um jovem, um homem e uma mulher.
:: Combate à fome: um dia na rotina da Cozinha Solidária do MTST ::
O objetivo, conforme a organização do evento, é dar luz a uma realidade delicada, de cidadãos que querem sair dessa condição, mas sozinhos não conseguem encontrar o caminho. A sessão com debate acontece no dia 16 de agosto, às 14h, na Escola Porto Alegre (Rua Washington Luiz, 203 – Centro Histórico), e tem entrada gratuita.
Durante o evento, ocorre também debate sobre "aporofobia e o cumprimento da Política Nacional para a População em Situação de Rua", caminhada e entrega de carta ao prefeito de Porto Alegre. A programação encerra em 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, com uma Inter-religiosa na Catedral Metropolitana.
O projeto é inspirado na pesquisa amostral realizada pela ONG em dezembro de 2020, no primeiro ano de pandemia. Na ação, mais de 800 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social da capital foram entrevistadas, dando um panorama mais atual deste cenário.
:: Para especialistas, projeto que autoriza recolhimento de bens da população de rua é desumano ::
O evento é promovido pela Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Porto Alegre com o apoio do Coletivo Poprua RS, Movimento Nacional da População de Rua, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Assembleia Legislativa do Estado do RS e Senalba RS.
Semana do Povo da Rua | Programação:
16 de agosto | Quarta-feira
Filme e roda de debate: Cidadãos da Rua: Eles têm voz"
Local: Escola Porto Alegre (Rua Washington Luiz, 203 – Centro Histórico)
Horário: 14h
17 de agosto | Quinta-feira
Diálogos sobre aporofobia e o cumprimento da Política Nacional para a População em Situação de Rua
Debatedores:
Paulo Escobar (sociólogo e integrante da equipe do Pe. Julio Lancelotti); Passa e Repassa/UFRGS; Edison Campos e Cícero Adão Gomes.
Local: Sala Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS
Horário: 14h
18 de agosto | Sexta-feira
Mostra de Arte e Cultural da Pop Rua; Caminhada pelo Centro Histórico; Entrega de Carta no Gabinete do Prefeito.
Local: Largo Zumbi dos Palmares
Horário: 10h
19 de agosto | Sábado
Celebração Inter-religiosa
Local: Catedral Metropolitana
Horário: 10h