A seleção da Suécia venceu as a Austrália, por 2 a 0, neste sábado (19), e conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo Feminina 2023. Para as suecas, o feito não é novidade. O resultado repete a mesma posição ocupada no último mundial, em 2019; e em três duas oportunidades: 1991 e 2011.
Já para as Matildas, como são conhecidas as anfitriãs australianas- que dividem a recepção com as vizinhas neozelandesas – o feito pode, e deve, ser considerado histórico: pela primeira vez uma seleção de futebol da Oceania garante um lugar entre as quatro primeiras colocadas de uma Copa do Mundo.
Apesar da frustração natural, em meio à euforia que tomou conta do país desde o jogo de estreia, não seria errado dizer que o gosto amargo da derrota veio junto com uma sensação de orgulho nacional. E mais: a consolidação inédita de um feito épico e simbólico para as mulheres australianas, jamais atingido pela seleção masculina.
Thank you for the m̶u̶s̶i̶c̶ football. 🇸🇪@SvenskFotboll | #FIFAWWC
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) August 19, 2023
A partida deste sábado teve início às 05h (no horário de Brasília), na cidade australiana de Brisbane. Os gols foram marcados por Rolfo, de pênalti, e Asllani. A arbitragem foi de Cheryl Foster (GAL), com apoio das auxiliares Michelle O'Neill (IRL) e Franca Overtoom (HOL).