O deputado federal Tarcísio Motta foi escolhido pelo Psol para disputar a prefeitura do Rio nas eleições municipais de 2024. O Partido Socialismo e Liberdade oficializou a indicação do parlamentar em convenção na última terça-feira (5), depois de ter realizado uma consulta pública com a base de filiados ao longo do mês de agosto.
Ao todo, foram organizadas 10 plenárias, abrangendo todas as regiões da cidade, onde os votos dos filiados nas diferentes teses políticas que foram apresentadas resultaram na indicação de delegados para a convenção eleitoral de terça, na sede do Sinpro-RJ (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro). Ao fim do processo, Tarcísio foi escolhido por 64,4% dos votos.
"Vamos provar que os problemas dos cariocas não serão resolvidos nem por aqueles que estão no poder há décadas, nem por aqueles que pregam o ódio. Chegou a hora de governar com as pessoas que lutam todos os dias para sobreviver nessa cidade cada vez mais injusta e violenta. Outro Rio é possível e tem muita gente cheia de vontade de fazer isso acontecer", disse o pré-candidato.
Após o anúncio, Tarcísio convidou a deputada estadual Renata Souza e o deputado federal Glauber Braga, os dois outros nomes que disputaram a convenção eleitoral, para a coordenação política de sua campanha. Além da indicação de Tarcísio para o pleito municipal do ano que vem, a convenção aprovou a política para as alianças eleitorais e definiu o método de atualização do programa que será defendido pelo partido.
O partido irá priorizar a construção de uma frente popular com movimentos sociais e se esforçará para articular uma aliança programática com PT, PCdoB, PSB, PDT, PV, Rede, PCB e UP.
O Psol informou que realizará um ciclo de seminários temáticos e encontros territoriais para pensar soluções para os problemas estruturais que afligem a cidade do Rio. As ideias acumuladas serão reunidas em uma plataforma digital acessível ao público e aberta a novas contribuições ao longo de todo o processo.
Perfil
Deputado federal pelo Psol, Tarcísio Motta é nascido em Petrópolis, formou-se em História na Universidade Federal Fluminense, onde também concluiu seu mestrado e doutorado. Foi professor da Rede Municipal de Caxias e da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, tendo lecionado em diversas cidades da Região Metropolitana do Rio. Militante da educação, foi dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação. É professor licenciado do Colégio Pedro II.
Tarcísio foi duas vezes candidato a governador do Rio de Janeiro, nos pleitos de 2014 e 2018. Elegeu-se pela primeira vez vereador da cidade do Rio de Janeiro em 2016, e se candidatou novamente à vaga em 2020, terminando o pleito como o vereador mais votado da capital e contribuindo para que o partido tivesse a maior bancada de vereadores do município.
Enquanto vereador, liderou a CPI que investigou a relação do governo de Eduardo Paes (PSD) com a máfia dos ônibus e presidiu a CPI das Enchentes que indiciou o então prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) como responsável pelos danos e prejuízos causados pelo impacto das chuvas que devastaram a cidade no verão de 2019.
Tarcísio exerce seu primeiro mandato como deputado federal, conquistado nas eleições de 2022, quando foi o candidato mais votado da esquerda na cidade.