Após a confirmação de que o PT irá apoiar o ex-prefeito e atual deputado federal Luciano Ducci (PSB) nas eleições para a prefeitura de Curitiba, em outubro, as especulações sobre a confirmação do vice na chapa se intensificaram.
Um dos cotados para assumir o espaço no palanque do socialista é o pedetista Goura Nataraj, deputado estadual, que até o momento mantém a pré-campanha.
Em entrevista à reportagem do Brasil de Fato Paraná, o presidente da Federação Brasil da Esperança no estado, Elton Barz, confirmou que a aliança está bem encaminhada. "A aliança está bem encaminhada e tem apoio das direções dos partidos da Federação", afirmou. Barz ainda revelou que a expectativa é que Goura tenha bastante visibilidade no decorrer da campanha como uma espécie de "co-prefeito".
Oficialmente, as assessorias de Goura e Ducci ainda não confirmam que a aliança está selada, mas fontes ouvidas pelo Brasil de Fato revelaram que, em um mês, deverá ser confirmado o apoio.
No PDT, ainda não há completo consenso sobre a aliança, já que setores que defendem candidatura própria avaliam que a ida de Goura para a campanha pessebista poderá enfraquecer o alcance das candidaturas para a Câmara Municipal, considerando que o partido perdeu uma cadeira recentemente.
A tendência, no entanto, é que Goura evite entrar em uma disputa que poderá se polarizar com a proximidade do primeiro turno, aumentando a chance de forte migração de votos historicamente progressistas para Ducci, em um movimento de "voto útil" contra qualquer adversário de direita.
Isso poderia pulverizar os votos do pedetista e enfraquecê-lo eleitoralmente, considerando seu forte desejo de disputar uma vaga como deputado federal em 2026. Nas últimas eleições para prefeito, Goura obteve cerca de 110.977 votos, ficando em segundo lugar na disputa.
Outra avaliação de dirigentes ouvidos é que a vice para Goura empolgaria setores no PT que desejavam uma candidatura única de caráter mais ideológico, já que Goura deverá ter espaço na campanha para tratar de temas que sensibilizam a militância, como meio ambiente, justiça social e pautas identitárias. Afinal, Goura é um nome jovem, com diálogo com setores populares e setores médios.
No dia 20 de julho, a Federação Brasil da Esperança se reunirá em Convenção Partidária em Curitiba para fechar questão na chapa de vereadores e na candidatura para a prefeitura da capital.
Procurada, a assessoria do deputado Luciano Ducci afirmou que a questão ainda está em aberto.
Procurado, Goura reafirma pré-candidatura
A assessoria do deputado estadual Goura Nataraj reafirmou que o deputado é pré-candidato à prefeitura de Curitiba.