O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi o destaque do segundo dia do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), que a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) promove em Curitiba.
Alckmin, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o presidente do Parque Tecnológico da Itaipu, Irineu Colombo, assinaram o convênio “Governança Participativa para Sustentabilidade”.
O convênio quer promover, por meio da educação ambiental e da cultura, o enraizamento do programa "Itaipu Mais que Energia", para integração com as políticas públicas do governo federal no Paraná e na região sul do Mato Grosso do Sul.
O convênio está estruturado em três grandes eixos (implementação da metodologia de gestão democrática; realização de processos formativos e realização de atividades culturais). "E vamos ter mais redução dos juros, com crescimento da indústria e do comércio. O século 21 é o século das Cidades", disse..
Enio Verri afirmou que o programa busca apoiar os 434 municípios dos dois estados. “Os recursos do Itaipu Mais que Energia não são aleatórios e já estão depositados nas contas dos municípios desde dezembro. “Este convênio prova a firmeza da Itaipu na geração de energia limpa, mas com inclusão social, defesa do meio ambiente e desenvolvimento regional “, disse.
O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, explicou que a empresa é a maior geradora de energia sustentável do planeta. O programa Itaipu Mais que Energia está investindo R$ 2,3 bilhões no Paraná e no Mato Grosso do Sul. “Essa parceria vai gerar riqueza a desenvolvimento e a defesa da democracia", disse.