Após a primeira edição realizada em junho em Curitiba, o Propulsão Cultural retorna em uma nova fase, agora com o objetivo de alcançar todo o Paraná. Com um escopo mais amplo, o projeto visa apoiar artistas e produtores culturais de diversas regiões do estado na elaboração de propostas para os editais da Lei Aldir Blanc.
Desenvolvido em parceria entre o Comitê de Cultura, o Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná (Sated-PR), o Propulsão Cultural oferece assessoramento gratuito para a criação de projetos voltados às leis de incentivo.
Nesta edição, chamada de “Propulsão Cultural – Paraná”, o foco está nos dois novos editais da Lei Aldir Blanc, lançados na última quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos federais. Esses editais destinam R$ 40 milhões para apoiar cerca de 300 projetos culturais em diferentes macrorregiões do estado.
Para garantir que todos os interessados possam participar, o Propulsão Cultural será realizado em formato virtual, com cinco encontros online, sempre às 19h30. As sessões começarão na próxima terça-feira, 27 de agosto, com uma apresentação sobre a Lei Aldir Blanc e instruções sobre como acessar os editais. No dia 28, será abordada a escrita básica de projetos culturais.
As oficinas seguem no dia 02 de setembro com a elaboração de cronogramas e orçamentos. Em 03 de setembro, os participantes receberão orientações sobre a organização de documentos, portfólios e comprovações, essenciais para a submissão das propostas. O ciclo se encerra em 04 de setembro, com um plantão tira-dúvidas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do Propulsão Cultural.
Serviço
Propulsão Cultural – Paraná
Oficinas online de 27 de agosto a 04 de setembro
27 de agosto – Apresentação
28 de agosto – Escrita Básica de Projetos Culturais
02 de setembro – Elaboração de Orçamento e Cronograma
03 de setembro – Organização de Documentos, Portfólio e Comprovações
04 de setembro – Plantão Tira-Dúvidas