Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

falta uma semana

Na reta final das eleições dos EUA, Trump tropeça, mas ainda leva a melhor nas simulações

Simulações eleitorais indicam leve vantagem para candidato republicano sobre Kamala Harris

29.out.2024 às 14h05
Los Angeles (EUA)
Eloá Orazem

Donald Trump e Kamala Harris buscam votos nos estados-pêndulo, decisivos no sistema eleitoral estadunidense - Elijah Nouvelage, DUSTIN FRANZ / AFP

A uma semana das eleições presidenciais estadunidenses, era esperado que os candidatos seguissem o protocolo de usar suas plataformas para compartilhar uma mensagem capaz de "unificar" o eleitorado. Mas o republicano Donald Trump foi na contramão e não poupou polêmicas.

Diante de um Madison Square lotado, na noite de domingo em Nova York, o republicano foi o anfitrião de um show marcado por palavrões, piadas racistas sobre latinos e comentários misóginos. O primeiro orador no comício de Trump foi o comediante e apresentador de podcast Tony Hinchcliffe. Além de chamar Porto Rico, um território dos EUA, de "ilha de lixo flutuante", ele usou humor para reforçar estereótipos sobre latinos e imigrantes.

A repercussão negativa do discurso de Hinchcliffe e outros convidados levou a equipe de Donald Trump a soltar um comunicado, dizendo que as brincadeiras não refletem a visão do candidato e sua equipe. O comediante por sua vez defendeu seu discurso, e disse que "as pessoas não têm senso de humor". 

Trump fez da retórica anti-imigrante uma peça central de sua campanha. Ele prometeu, por exemplo, acabar com o direito automático à cidadania para bebês nascidos nos EUA. O republicano também apresentou algumas propostas econômicas, como remunerar pessoas que dedicam suas vidas a cuidar de familiares doentes ou debilitados.

Alguns especialistas acreditam que a estratégia de apostar em discursos inflamados possa ajudar Trump a ganhar manchetes e mobilizar alguns apoiadores, mas há quem pense que a esta altura seja improvável trazer novos eleitores, que já estão desanimados com parte da retórica do candidato presidencial republicano.

A campanha de Trump está atualmente lutando para obter votos de mulheres e latinos. Pesquisas sugerem que a diferença de gênero na eleição deste ano pode ser a maior já registrada. A campanha de Harris, em contraste, tem destacado histórias de mulheres cujas vidas foram ameaçadas por proibições rígidas ao aborto.

Nas pesquisas de opinião, Kamala e Trump seguem tecnicamente empatados, com a candidata democrata levando apenas  um ou dois pontos de vantagem sobre o seu adversário.

Apesar de estar à frente nas pesquisas, atual vice-presidente dos Estados Unidos perde na maioria das simulações feitas pela plataforma 538, conhecida por analisar diferentes dados para prever possíveis cenários. Ao simular 100 eleições, a plataforma 538 determinou que Donald Trump ganharia em 54 das vezes; Kamala levaria a melhor em 46 delas. 

Urnas em chamas

Três urnas eleitorais foram incendiadas nos Estados Unidos: duas no Oregon e uma em Washington State – ambos os estados são, historicamente, democratas. As urnas foram atacadas durante a madrugada, e o FBI está investigando para saber se as ações foram independentes ou algo planejado.

Mesmo as urnas sendo equipadas com dispositivos anti-incêndio, centenas de cédulas foram danificadas. A polícia informou que vai localizar todos os eleitores prejudicados e que eles terão uma nova chance de votar dentro do prazo estabelecido para as eleições. O gabinete do secretário de Estado de Washington pediu aos eleitores que verifiquem o status de seus votos online e solicitem uma substituição, caso as suas cédulas não sejam encontradas.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, um veículo usado no crime já foi identificado. Os suspeitos são procurados pela polícia.

 

 

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PREJUÍZO À POPULAÇÃO

Idec diz que regras de publicidade de bets são ‘insuficientes’, e postura de influenciadores, ‘preocupante’

Comércio exterior

Gripe aviária: após China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil

Trânsito

Justiça atende Prefeitura de São Paulo e impede mototáxis na cidade

Estreia em SP

‘Não faria essa peça se Bolsonaro fosse reeleito’, diz Gregório Duvivier; ator estreia ‘O céu da língua’ em SP

QUASE UM MÊS

Em greve há quase um mês contra presença dos EUA e piora nas aposentadorias, panamenhos enfrentam repressão do governo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.