Um grupo de cinco deputados do Partido Democrata dos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira (14/08) uma série visitas a países sul-americanos, com o intuito de fortalecer as relações entre Washington e os governos mais progressistas da região.
Liderada pela congressista novaiorquina Alexandria Ocasio-Cortez, a delegação fez sua primeira parada em Brasília, onde teve uma reunião, na manhã desta segunda, com o diplomata Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esteve com o grupo, já que viajou para Assunção nesta mesma segunda, para participar da posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña, marcada para esta terça-feira (15/08).
Apesar de não poder se encontrar com o mandatário, os parlamentares norte-americanos terão duas reuniões importantes em sua passagem pela capital brasileira, com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Anielle Franco (Igualdade Racial).
Além de Ocasio-Cortez, formam parte da delegação os deputados Joaquín Castro (Texas), Nydia Velázquez (Nova York), Maxwell Frost (Flórida) e Greg Casar (Texas), além Misty Rebik, chefe de gabinete do senador Bernie Sanders (Vermont).
Depois de passar pelo Brasil, o grupo deverá visitar Chile e Colômbia, para se reunir com figuras ligadas aos governos de Gabriel Boric e Gustavo Petro, respectivamente.
Antes de iniciar a viagem, Ocasio-Cortez publicou uma mensagem em suas redes sociais, dizendo que “a política externa dos Estados Unidos na América Latina é muitas vezes ignorada, mas se quisermos realmente abordar as questões da migração, do clima e da democracia, temos de traçar um novo caminho”.
“Esta semana, estarei no Brasil, no Chile e na Colômbia junto com meus colegas, para iniciar essa conversa”, acrescentou a deputada, uma das figuras mais destacadas do Partido Democrata na atualidade.
Artigo original publicado em Opera Mundi.