A fonte pagadora é obrigada por lei a fornecer o comprovante de rendimentos do empregado até o último dia útil de fevereiro.
Se você trabalhou em 2016, teve imposto retido na fonte, mas não recebeu a documentação deve comunicar a unidade de atendimento da Secretaria da Receita Federal do estado.
Se o contribuinte perceber qualquer problema nas informações prestadas, como salários que não foram pagos, ele deve pedir à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente. Se, mesmo assim, o problema não for corrigido, basta somar os comprovantes de pagamento de cada mês do ano passado.
E você pode pode baixar o programa para fazer a declaração do imposto de renda 2017 na página da Receita Federal.
É possível preencher e enviar a declaração também pelo celular. O aplicativo está disponível no site da receita para o sistema Android ou iOS.
Artigo original publicado em Radioagência Nacional.