A entrevista do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao programa Roda Viva foi bem recebida pela extrema direita aliada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Múcio pediu anistia a parte dos golpistas do 8 de janeiro e ainda afirmou ter ligado para Bolsonaro para estabelecer conversas com os chefes das Forças Armadas, durante a transição de governo, em 2022.
Além de bem recebidas, as falas do ministro da Defesa viraram munição para a extrema direita. De um lado, o projeto de anistia agrada bolsonaristas e o próprio ex-presidente, inelegível por 8 anos. Por outro, a defesa de Bolsonaro já avisou que usará a entrevista de Múcio para alegar que não houve tentativa de golpe, já que Bolsonaro atuou para pacificar a relação do governo Lula com os militares.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Estabilidade dos poderes em cheque
Uma Proposta de Emenda à Constituição de autoria dos deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) começou a tramitar na Câmara dos Deputados. A PEC quer estabelecer no Brasil o semipresidencialismo para as eleições de 2030.
No modelo, a figura do presidente divide poderes com um primeiro ministro, que seria indicado por partidos políticos, de acordo com maiorias estabelecidas no Congresso Nacional. Ou seja, seriam os deputados os responsáveis por decidirem quem, de fato, governaria o país.
A proposta recebeu aplausos de parlamentares de direita e até de Gilmar Mendes, ministro do STF, que afirmou que o Legislativo "já se impôs" sobre o Executivo. O mesmo método foi utilizado antes do golpe de 1964, para que João Goulart assumisse o poder. Em 1993, um plebiscito sobre o tema foi derrotado pela sociedade brasileira.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é a economia dos Estados Unidos. A inflação, antes controlada durante o governo Joe Biden, acumulou 3% neste ano. A expectativa, com isso, é que os juros também subam. Junta-se ao cenário, casos de gripe aviária, que encareceram o preço dos ovos.
O tema da inflação deve voltar ao cotidiano dos estadunidenses, já que as tarifas de importação implementadas pelo governo de Donald Trump ainda tiveram impacto na economia do país.
:: Brics manda recado a Trump: 'Unilateralismo e ascensão do extremismo ameaçam a estabilidade global' ::
Para o Brasil, o cenário não é bom, já que com juros mais altos, a tendência é que os dólares se concentrem na economia estadunidense. Com isso, o Brasil também tende a manter o seu ciclo de alta dos juros.
Cafezinho
O Cafezinho desta semana vai para Elisabeth Teixeira, militante das Ligas Camponesas, que completou cem anos de idade. Ao lado do marido, João Pedro Teixeira, organizaram diversas ações de luta pela terra no interior da Paraíba, antes do golpe de 1964.
Quando a ditadura se instalou no país, foram extremamente perseguidos, já que um dos motivos alegados pelos militares era o engajamento de João Goulart com a reforma agrária. Elisabeth foi presa diversas vezes e ficou afastada dos filhos.
:: Como o cineasta Eduardo Coutinho ajudou Elizabeth Teixeira na 'travessia do exílio para a vida' ::
Sua história está registrada em um dos maiores documentários nacionais, Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho. Originalmente, Coutinho começou a gravar a história de João Pedro, mas foi a história de Elisabeth que ganhou força na obra.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.