Os paranaenses podem retirar medicamentos de graça em 2,8 mil farmácias conveniadas ao Farmácia Popular em 277 cidades do estado. O Ministério da Saúde anunciou ampliação dos remédios, atingindo 100% de gratuidade. Há opções de remédios para tratar diabetes, rinite, hipertensão e muito mais. O programa também tem um foco especial para as mulheres, que são as que mais solicitam medicamentos nas farmácias conveniadas.
Para requerer um remédio gratuitamente, a pessoa deve comparecer a um estabelecimento credenciado e identificado pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), apresentar documento oficial com foto e CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que pode ser tanto do SUS quanto de serviços particulares.
O Farmácia Popular tem um foco especial nas paranaenses. Dados do Ministério da Saúde mostram que no ano passado, das 1,7 milhões de pessoas beneficiadas retirando remédios gratuitos, 1,05 milhão eram mulheres (60,38%). O programa ainda garante acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos.
“São produtos que eram oferecidos pela Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e desde 2023 integram o rol de gratuidade. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor foram beneficiadas com a retirada dos produtos de graça”, informa o Ministério da Saúde.
Ministra da saúde comemora remédios para mulheres e idosos. / Fotos: Taysa Barros / MS
100% de graça
A partir de agora são 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas adquiridos sem custos pelas pessoas. Quadro comemorado pela ministra Nísia Trindade. “Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance, principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse a ministra no anúncio da gratuidade.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) também comemorou a gratuidade dos medicamentos. “A ampliação do programa Farmácia Popular é muito importante para a saúde da nossa população. Vale lembrar que a partir de agora, a distribuição de fraldas geriátricas também passa a fazer parte do programa Farmácia Popular”, pontuou. “Só quem já cuidou de um familiar nessa situação sabe o impacto que isso tem no orçamento de uma família", ressaltou.
Remédios disponíveis gratuitamente
Nas Farmácias Populares, tem remédio de graça para tratar:
Asma
Diabetes
Glaucoma
Dignidade Menstrual
Rinite
Incontinência urinária
Hipertensão
Osteoporose
Anticoncepcionais