Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com Fé, Esperança e Solidariedade”, a 47ª Romaria da Terra, no dia 4 de março (feriado de Carnaval), em Arroio do Meio, diocese de Santa Cruz do Sul, está revestida de significados associados às catástrofes socioambientais que atingiram o RS em setembro de 2023 e maio de 2024. O local, encrustado em pleno Vale do Taquari, está entre os mais castigados pelas enchentes, deslizamentos e danos estruturais, tendo tido bairros inteiros destruídos e até o centro da cidade afetado.
Cerca de 10 mil pessoas devem participar do evento itinerante que há quase 50 anos percorre os territórios onde a luta do povo acontece entremeada com as causas da Mãe Terra, espelhados na própria vida e luta de Sepé Tiarajú, adotado como padroeiro pelos romeiros.
O bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani msf afirma: “Com o Apóstolo Paulo, cremos que toda a criação, até o momento presente, está gemendo como que em dores de parto e esperando ser adotada e tratada como filha, mãe e irmã. Esta convicção nos compromete profundamente. Como sujeitos dotados de razão e responsabilidade e, mais ainda, como cristãos, não podemos fechar os olhos a tudo o que está acontecendo ao nosso redor, as catástrofes ambientais, as agressões violentas ao meio ambiente, a desumana indiferença diante dos empobrecidos e outros vulneráveis, os generosos movimentos de socorro solidário e de produção sustentável”.

Ecologia Integral
Andrei Thomaz Oss-Emer, integrante da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), lembra que a Campanha da Fraternidade de 2025 reflete sobre a Ecologia Integral, uma ação enunciada pelo Papa Francisco em sua Carta Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da Casa Comum.
Além disso, este ano completam-se 10 anos da encíclica – publicada em 2015 – e, também os 800 anos do Cântico das Criaturas, ou Cântico do Irmão Sol, de São Francisco de Assis, um poema belíssimo que louva a Deus por tudo que ele criou, e que recriamos através de nossas ações. “É fundamentada neste simbolismo que a 47ª Romaria da Terra abraça e assume os desafios da Ecologia Integral em sua caminhada e nas ações que dela decorrem”, afirma.
Caminhar com os atingidos e atingidas
“A Romaria quer abraçar todas as famílias atingidas, fortalecer a fé, a esperança e a luta por um mundo melhor, confirmar o valor do trabalho em mutirão, da solidariedade, além de apontar coletivamente soluções”, afirma a dirigente da CPT na diocese, Oldi Jantsch. “Tudo isso tendo como horizonte um novo modelo de desenvolvimento, baseado na Agroecologia e preservação ambiental, no cuidado das pessoas, na justiça socioambiental, inspirado no Projeto do Reino de Deus que é de vida em abundância para todos e todas”, completa.

Programação
A programação da Romaria inicia com a acolhida às 7h no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na entrada da cidade. Haverá uma caminhada pelos bairros ribeirinhos mais atingidos pelos eventos climáticos e culmina com uma celebração na praça central de Arroio do Meio. A informação é de Luiz Antonio Pasinato, da coordenação estadual da CPT. Na caminhada serão lembrados, de alguma forma, os nomes das 283 pessoas mortas durante a tragédia. “Será uma homenagem à memória dessas pessoas e ao mesmo tempo um compromisso de reconstrução sustentável”, diz Pasinato.
Jubileu de 50 anos da CPT
Outro momento especial que começa a ser vivenciado durante a 47ª Romaria da Terra e deve se estender ao longo do ano é o jubileu de 50 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Fundada em 22 de junho de 1975, a Pastoral da Terra sempre procurou ser presença caminhando junto com o povo camponês, com os posseiros, sem-terra, peões, ribeirinhos, pescadores, povos tradicionais, atingidos por catástrofes e barragens, jovens e mulheres da roça, entre outros, dando força para seguirem na luta com fé e esperança inspirados no Evangelho de Jesus Cristo.
A grande celebração está prevista para ser realizada entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, durante o seu V Congresso Nacional, na cidade de São Luís, Maranhão, marcando a celebração de seus 50 anos de presença, resistência e profecia.
