O Vaticano informou, na manhã deste domingo (23), que o papa Francisco teve “uma noite tranquila”, após apresentar uma piora no quadro de saúde no sábado (22). A nota, no entanto, não apresenta informações sobre o estado de saúde do pontífice, considerado “crítico”, em boletim médico divulgado ontem.
Internado no hospital Gemelli, em Roma, neste sábado Francisco precisou de suporte de oxigênio, devido a uma crise asma, e transfusão de sangue, por conta de uma queda no número de plaquetas, associado a um quadro de anemia.
“O papa está fora de perigo? Não, o papa não está fora de perigo”, afirmou na ocasião o doutor Sergio Alfieri, aos jornalistas que acompanharam a divulgação do boletim médico no hospital Gemelli.
Francisco tem 88 anos e foi internado no dia 14 de fevereiro, inicialmente por uma bronquite, mas a Santa Sé indicou na terça-feira que o pontífice havia desenvolvido um quadro de pneumonia bilateral.
Fiéis católicos têm se reunido em vigília em torno do hospital Gemelli, na Praça São Pedro, no Vaticano, e em países latino-americanos, como México e Argentina, para rezar pela recuperação do papa.