O Papa Francisco autorizou nesta terça-feira (25) a canonização de José Gregorio Hernández como primeiro santo da Venezuela reconhecido pela Igreja Católica em nível global. O governo venezuelano agradeceu a medida e disse que esse é um “grande presente e um grande passo” para a população.
Conhecido como “médico dos pobres”, Gregorio Hernández já havia sido beatificado, ou seja, reconhecido como santo localmente na Venezuela. A decisão de ampliar esse reconhecimento foi tomada pelo papa depois de uma audiência no Hospital Policlínico Gemelli de Roma, onde está internado desde o dia 14 devido a uma pneumonia bilateral.
O processo de canonização para reconhecê-lo como santo começou em 1949. O passo seguinte foi a declaração do papa João Paulo II, em 1849, de afirmar suas “virtudes heroicas” e o declarar “venerável”. Para o Arcebispo de Caracas, Raúl Biord Castillo, a decisão é muito importante para o povo venezuelano
“Uma grande alegria para todos nós. A canonização de José Gregorio é um grande presente de Deus neste momento, que Deus abençoe todos os venezuelanos e que possamos encontrar um símbolo de unidade e fé”, afirmou.
Em suas redes sociais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também agradeceu e disse que esse é um “ato de justiça para um homem que em vida foi o protetor dos mais humildes”. Ele reforçou também que os venezuelanos torcem pela sua recuperação.
“Toda a Venezuela agradece ao Papa Francisco pelo gesto histórico de canonizar o “médico dos pobres”, nosso Santo, Dr. José Gregorio Hernández. É um grande passo e um presente que foi dado ao nosso país. Um ato de justiça para um homem que em vida foi o protetor dos mais humildes e que sempre realizou o milagre da saúde e da vida para aqueles que mais precisaram”, afirmou Maduro.
A decisão foi tomada depois da votação feita na Sessão Ordinária dos Cardeais Padres e Bispos do Dicastério para as Causas dos Santos. O Papa também vai convocar os cardeais para definir uma data de canonização não de Gregorio Hernández, como também de outros santos.
Quem foi Gregorio Hernández
José Gregorio Hernández Cisneros nasceu em 26 de outubro de 1864 em Isnotú, estado de Trujillo. Se formou em medicina na Universidade Central da Venezuela (UCV), onde começou a dar aulas particulares. Mais tarde, um de seus professores o indica para o então presidente Juan Pablo Rojas Paúl para uma especialização em Paris.
Hernandez entra na Terceira Ordem Regular de São Francisco, uma ordem religiosa da Igreja Católica. A partir daí, ele começa a usar a medicina a serviço da população de maneira gratuita, o que lhe rende o apelido de “médico dos pobres”. Entra também no mosteiro de Cartuja de Farneta, na Itália, mas teve que voltar à Venezuela depois de alguns meses por motivos de saúde. Ele voltou à Europa, mas desenvolveu pleurisia e o início da tuberculose, o que o obrigou a retornar de maneira definitiva à Venezuela.
Já em Caracas, ele começou a dar aulas na UCV e passou a usar seu consultório para atender venezuelanos que não tinham dinheiro para pagar consultas especializadas. Hernández morreu em Caracas em junho de 1919 em um acidente de carro. Em 2021 ele foi proclamado beato e seus restos mortais estão na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, na capital venezuelana.