Os shows já começaram nessa quinta-feira (27), no palco do Marco Zero, o principal do Carnaval do Recife. Na região central, há sete palcos com shows iniciando nesta sexta-feira (28) e sábado (1º). Além destes, ainda há 12 polos descentralizados (palcos maiores) e 15 polos comunitários (palcos menores) espalhados pelas periferias da capital pernambucana, distribuídos pelas zonas norte (seis palcos), sul (três) e oeste (três). Nestas localidades a programação acontece de domingo (2) a terça (4).
Aqui trazemos a programação dos 12 descentralizados, que receberão grandes artistas da música nacional, como Chico César, Mart’nália e os pernambucanos Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Lenine, Nação Zumbi, Ave Sangria e outros.
Leia: Carnaval 2025: confira aqui a programação completa de shows dos palcos do centro do Recife
Veja a programação de shows dos palcos do Carnaval de Olinda
Saiba quais as linhas expressas de ônibus para o Carnaval de Olinda e Recife
Zona norte
Na zona norte (ZN) são seis polos descentralizados. No Poço da Panela, por exemplo, estão previstos, entre vários shows, os de Mundo Livre S/A e Academia da Berlinda (ambos no domingo), Ave Sangria e Barão Vermelho (segunda), Larissa Lisboa, Isadora Melo e Natascha Falcão (terça). A uma distância de apenas 1,5 quilômetro fica o polo de Casa Amarela, que receberá Uana e Mart’nália (domingo), Doralyce, Ave Sangria e Café Preto (terça).
Ainda na ZN, mas no Alto José do Pinho, polo cultural de maracatus e do punk rock, tocam Devotos, Banda Eddie e o Baile do Marley (domingo), Fim de Feira, Bione, Luiz Lins e Mago de Tarso (segunda), Faces do Subúrbio, N’Zambi e Marron Brasileiro (terça). A pouco mais de um quilômetro de distância, no bairro vizinho Bomba do Hemetério, tocam o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Fim de Feira e Geraldo Azevedo (domingo), PV Calado e Silvério Pessoa (segunda), Lia de Itamaracá, Karynna Spinelli e Mart’nália (terça).
O polo da Linha do Tiro recebe a Banda de Pau e Corda (domingo), Belo Xis, Nonô Germano e Almir Rouche (segunda), Mc Metal e Tayara Andreza (terça), entre outros artistas. Em Campo Grande, o polo do bairro terá shows de Michele Melo (domingo), Fafá de Belém (segunda), Mc Sheldon e Nena Queiroga (terça).
Além dos polos acima citados, há mais três polos comunitários na zona norte, nos bairros de Nova Descoberta, Água Fria e Chão de Estrelas.
Opinião: Meu palco é maior que o seu
Opinião: A Catarse do Carnaval: ruas e pessoas protagonistas do espaço urbano
Zona oeste
No bairro da Várzea, o tradicional polo carnavalesco recebe grandes shows de Chico César (domingo), Siba e a Fuloresta (segunda) e Nação Zumbi (terça). No palco do Cordeiro sobem artistas como Alceu Valença (domingo), Nádia Maia (segunda) e a Spok Frevo Orquestra (terça).
E no polo de Jardim São Paulo se apresentam Aborto do Cavaco, Conde Só Brega e Bia Marinho (domingo), Isaar França, Quinteto Violado, Cristina Amaral e Alceu Valença (segunda), além de Gerlane Lops (na terça). Além dos três palcos maiores, a zona oeste tem cinco polos comunitários nos bairros da Iputinga, Roda de Fogo, Barro, Mustardinha e Totó.
Zona sul
No bairro do Ibura estão previstos shows de Marron Brasileiro, Mc Elvis e Afroito (domingo), Banda Sentimentos (segunda) e da Banda Sedutora (terça). No polo da Lagoa do Araçá tocam artistas como Quinteto Violado e Fafá de Belém (domingo), Laís Senna, Mombojó e Lenine (segunda), Clayton Barros e Barão Vermelho (terça). Já em Brasília Teimosa o destaque vai para o show de Elba Ramalho (no domingo).
Além dos três grandes polos, a zona sul tem quatro polos comunitários nos bairros do Ipsep, Jordão Baixo, UR-2 Ibura e UR-5 Ibura.
Leia também: Papangus e caretas: cultura popular é central para Carnaval do interior de Pernambuco