A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), recebeu nesta quarta-feira (19) em seu gabinete no Palácio do Planalto, em Brasília, Ceres Hadich e João Paulo Rodrigues, dirigentes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e um grupo de dez deputados do núcleo agrário do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados.
O encontro acontece às vésperas da votação do orçamento de 2025 no Congresso Nacional e teve como pauta a recomposição orçamentária para políticas agrárias e a articulação do governo para investimentos em infraestrutura no campo.
“A gente apresentou para ela questões de orçamento, mas também outras demandas estruturais para a reforma agrária e a agricultura familiar no Brasil, saídas que nós entendemos que possam ser trilhadas entre o parlamento, os movimentos populares e o governo federal, e nós acreditamos que estamos no rumo certo”, declarou Hadich em vídeo gravado após a reunião.
Desde o começo do atual governo, o MST cobra uma ampliação do orçamento dedicado às ações relacionadas à reforma agrária, e chegou a fazer críticas públicas ao governo.
No último dia 7 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o acampamento Quilombo Campo Grande, localizado no município de Campo do Meio, no sul de Minas Gerais, onde assinou o decreto de desapropriação de 12 mil lotes para fins de reforma agrária, em uma sinalização ao MST.
Além da ampliação do orçamento, o movimento tem manifestado insatisfação com a condução do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, cotado para deixar o ministério, segundo fontes do Planalto.