A vereadora Miss Preta (PT), de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, denunciou à polícia ataques racistas recebidos nas redes sociais. Na última terça-feira (18), ela registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil do município, que abriu um inquérito para investigar o caso.
Segundo a parlamentar, a mensagem foi enviada pelo Instagram por um perfil que ela suspeita ser falso. No texto, Edna Sousa, conhecida como Miss Preta, foi chamada de “macaca preta” e recebeu emojis de banana. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a vereadora repudiou as ofensas e afirmou que “o racismo não pode ficar impune”.
Na quarta-feira (19), Miss Preta formalizou a denúncia na delegacia e, na sexta-feira (21), prestou depoimento ao delegado responsável pelo caso. A Polícia Civil informou que trabalha para identificar o autor das ofensas e dar sequência à investigação.
Na segunda-feira (24), a vereadora voltou a receber novas ameaças e ofensas racistas, desta vez enviadas por outro perfil do Instagram. Em nova mensagem, enviada ela foi chamada de “negra suja” e “macaca fedida”. O autor também afirmou que Miss Preta deveria renunciar ao mandato e a ameaçou de morte, mencionando o assassinato da vereadora Marielle Franco. “A milícia tem que colocar Edna no caixão, mas não faz porque são burros”, diz um trecho da mensagem, acompanhada de emojis de caixão.
A parlamentar destacou que as mensagens recebidas têm o objetivo de desumanizá-la e reforçar estereótipos racistas. “Não conseguirão me silenciar. Levarei essa luta até as últimas consequências para que os responsáveis sejam devidamente punidos pela justiça”, afirmou.
A Câmara Municipal de Pinhais divulgou uma nota de esclarecimento repudiando qualquer forma de discriminação, seja por gênero, orientação sexual, religião, raça, ideologia, origem étnica ou diversidade sexual. O texto diz ainda que aguardam a apuração dos fatos pelas autoridades competentes.
Eleita em 2024 para seu primeiro mandato, Miss Preta recebeu 1.608 votos, tornando-se a vereadora mais votada da história do município.