A cidade do Recife sedia, entre a próxima sexta-feira (18) e a segunda-feira (21), o encontro do Fórum Nordestino da Bicicleta (FNEbici). A atividade tem por objetivo debater estratégias e tirar diretrizes e estimular a cultura da bicicleta nos municípios da região Nordeste do Brasil. Todas as atividades são gratuitas, mas para participar, é importante realizar a inscrição através de formulário online (clique aqui).
Os debates relacionam temas como o direito à cidade, meio ambiente, justiça social e as populações historicamente vulnerabilizadas, buscando promover a mobilidade urbana por bicicleta e cidades mais sustentáveis e inclusivas. O ativista recifense Daniel Valença relembra que o primeiro encontro do FNEbici, em 2015, foi um pontapé fundamental para a qualificação das discussões em torno do modal no Nordeste. “Foi naquele momento que construímos nossas próprias referências”, avalia.
As atividades do encontro são abertas ao público e acontecem em locais diferentes da cidade, a depender do dia. A FNEbici passa pela sede da Ameciclo (no bairro da Boa Vista, centro do Recife), pelo Derby (centro), pela Vila Santa Luzia (na Torre, zona oeste) e pela Vila Vintém (Casa Forte, na zona norte). A programação completa ainda não está fechada, mas deve ser divulgada nas redes sociais do evento ao longo da semana.
O FNEbici reúne ativistas e pesquisadores que vivem e promovem a mobilidade ativa no seu dia a dia. Esta é a 7ª edição do evento, que retorna à capital pernambucana após 10 anos de sua fundação, buscando renovar a disposição de transformação e o pacto por cidades mais seguras para quem pedala. O encontro tem patrocínio do banco Itaú.
Leia também: Como inserir ciclovias no meio de tantos Patetas?
Propostas para intervir na ‘imobilidade’ urbana do Recife
Mobilidade sob encomenda: quem realmente se beneficia com os novos estudos do BNDES?