ADUnB-S.Sind

A ADUnB é a Associação de Docentes da Universidade de Brasília, fundada em 1978 e desde então lutando e sendo uma principais resistências pela manutenção do ensino superior público de qualidade no país.

Votar em Lula por um país com justiça e igualdade

No audio source provided.
Lula vota em São Bernardo do Campo com expectativa de vitória no 1º turno
Lula vota em São Bernardo do Campo com expectativa de vitória no 1º turno | Crédito: Nelson Almeida / AFP

Queremos defender um projeto de país que visa reconstruir o Estado brasileiro

Desde o golpe de 2016, as universidades públicas têm sido atacadas pelo governo federal. A carreira docente foi desvalorizada pela ausência de reposição salarial, os estudantes perderam bolsas e auxílios, as estruturas das universidades sofreram com os sucessivos cortes orçamentários.

Tal processo de desmonte foi alavancado no governo atual: desde 2019 assistimos a perseguição ideológica de professores, a escolha de reitores interventores, ignorando a vontade expressa nas eleições universitárias, e o ataque a nossos direitos trabalhistas, como o direito pleno à progressão funcional, por meio de regulamentações espúrias e inconstitucionais do executivo federal.

Recursos que já haviam sido cortados se tornaram cada vez mais escassos. Nos dois anos de pandemia, foi necessário criar estratégias locais de apoio a docentes e estudantes da Universidade de Brasília, frente ao completo descaso do Ministério da Educação que, nestes quatro anos, manteve a orientação ideológica de destruir a Educação Pública brasileira, conforme denunciamos inúmeras vezes. O desmonte das estruturas de financiamento da ciência e da pesquisa públicas, como a CAPES e o CNPq, aliado ao descaso absoluto do governo federal durante a pandemia, redundou em muitos desafios a serem enfrentados nas Universidades.

Ao mesmo tempo, a universidade não era o único alvo do governo federal durante estes quatro anos. Todas as estruturas de políticas públicas e regulamentação – desde o SUS até órgãos como o IBAMA – sofreram com intervenções políticas, desmonte de marcos regulatórios e subfinanciamento. Assistiu-se o incentivo governamental à ilegalidade na área ambiental e à invasão de terras indígenas por grileiros e garimpeiros.

Enquanto isso, enquanto cada um de nós tinha algum colega, amigo ou parente morto por COVID-19, ou pela falta de atendimento que se seguiu ao fim do Mais Médicos, ou pela violência política que vem crescendo nos últimos meses, o atual Presidente da República escarnecia do sofrimento alheio.

Frente a esta situação, a Diretoria da ADUnB-S.Sind, gestão ADUnB Me Representa (2022-2024), considera que é necessário e urgente exigir a saída do atual presidente. Mais do que vê-lo fora, queremos defender um projeto de país que visa reconstruir o Estado brasileiro e que o faça cumprir sua função de assegurar direitos da  população – cuidar da saúde, da educação pública, do meio ambiente e de todas as áreas afetadas ao longo dos últimos anos.

Como exercício da nossa autonomia, e para que tanto a autonomia quanto a universidade pública sobrevivam e se desenvolvam, a Diretoria da ADUnB-S.Sind apoia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, da Coligação Brasil da Esperança, para a Presidência da República no segundo turno destas eleições – não apenas para derrotar o atual governo, mas para construir um país com justiça e igualdade.

:: Leia outros textos desta colunista aqui ::

*Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB – S. SInd. do ANDES-SN)

**Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino

|

Newsletter