Ouça a Rádio BdF

Tarifa zero: o direito da folia para todo mundo!

Afinal, o carnaval é do povo e não pode ser privilégio de quem pode pagar

O carnaval do Rio de Janeiro é muito mais do que uma festa. É cultura, trabalho e o motor econômico que movimenta alguns bons bilhões de reais. Mas quem realmente faz essa festa acontecer muitas vezes fica de fora por não ter como pagar a passagem. Há alguns dias, apresentei uma indicação ao governador Cláudio Castro para garantir passe livre no transporte público durante o carnaval e protocolei o PL 4673/2025, que propõe tarifa zero em datas de megaeventos no estado.

A luta pela tarifa zero não é nova, nasce da mobilização popular e de estudos que mostram como o transporte público é central para o direito à cidade. Dou um salve também ao movimento “Tarifa Zero RJ”, que tem sido essencial nesse debate, que organizou recentemente um abaixo-assinado e pressionou o poder público.

Afinal, o carnaval é do povo e não pode ser privilégio de quem pode pagar.

Diversas cidades já demonstraram que o passe livre em grandes eventos melhora a mobilidade e fortalece a economia local. Há várias formas de financiamento possíveis, como a criação de fundos específicos e destinação de parte da arrecadação de impostos gerados pelos próprios megaeventos. Também é viável remunerar o transporte com base no quilômetro rodado, garantindo qualidade e frota suficiente para atender à demanda.

A tarifa zero não é utopia, é uma realidade que está sendo construída. E não estamos falando apenas do carnaval. Nos finais de semana, feriados e grandes eventos, o passe livre pode garantir que o direito à cidade seja efetivo para todos!

Se já foi possível em tantos outros lugares, por que o Rio de Janeiro, a cidade da maior festa popular do mundo, não pode liderar essa transformação? O transporte público precisa ser visto como um serviço essencial. E a mobilidade deve ser um direito!

Seguimos na luta por um Rio mais justo e acessível. Me acompanhem nas redes sociais para saber mais sobre essa campanha e cobrar junto comigo! Porque carnaval de verdade é aquele em que ninguém fica de fora.

Com as ruas ganhando vida, os encontros se multiplicando, a festa se torna verdadeiramente popular! Vocês estão acostumados comigo citando uma letra de rap, mas hoje eu vou fazer algo diferente. Termino a coluna desse mês com o grande Chico Buarque:

“A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia, que vivia escondida, surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.”

Vamos curtir sem catracas!

Veja mais