Originária da Ásia e introduzida no Brasil através dos colonizadores, a jaca se tornou um fruto abundante em várias regiões do país e têm se mostrado muito versátil na alimentação. Se você é do time que torce o nariz quando ouve sobre a jaca, dê mais uma chance e conheça a potencialidade desse fruto incrível.
Devido à boa adaptação ao clima tropical do Brasil e a grande capacidade de dispersão, a jaqueira é muito encontrada em ambientes urbanos e rurais, principalmente das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Considerada a maior fruta comestível do mundo, podendo chegar a 50 quilos, tem grande valor socioeconômico e alimentício. No entanto, seu consumo ainda é baixo entre a população.
Sua produção não demanda muitos cuidados e, por ser volumosa, é possível aproveitar os frutos para o beneficiamento em diversos tipos de produtos – compota, sorvete, doces caseiros, “carne de jaca”, sementes, alimentação animal – dessa maneira, se diminui o desperdício.
À nível nutricional apresenta fibras, proteína, cálcio, magnésio, vitamina A, B1, C, entre outros. Suas sementes possuem alto valor proteico e ação anti-fúngica, anti-viral, anti-bacteriana, além de auxiliar na redução do risco de câncer.
Quando madura, a jaca tem cor amarela acastanhada, aroma peculiar e forte – o que muitas vezes pode desagradar o olfato e paladar das pessoas.
Quando ainda verde, a polpa ainda não está desenvolvida, portanto o aroma e paladar são totalmente neutros. Então, se você não gosta da polpa amarelada, visguenta e doce da jaca, sugiro que experimente a “carne de jaca verde”.
Já é possível encontrar a carne de jaca preparada, no mercado ou comprar com produtores informais, porém é muito simples de fazer em casa.
Basicamente, você vai colocar a jaca verde para cozinhar na pressão por 20 minutos. O mais prático é sempre procurar uma jaca que caiba inteira (sem precisar cortar) na sua panela. Caso você precise cortar a jaca em pedaços, aqui vai a orientação mais importante: passe óleo em tudo – faca, tábua, mãos, panela. Dessa forma, você garante que sua cozinha e utensílios não fiquem pegajosos (e, acredite, depois é difícil tirar).
Após o tempo de cozimento, corte a jaca (caso esteja inteira) e, com o auxílio de um garfo, desfie toda a polpa. Separe as sementes e a parte central para outras preparações. A casca não tem uso comestível.
Agora que você já aprendeu como fazer a carne de jaca, segue uma receita pra você começar a se aventurar nesse novo universo: o salpicão de jaca.
Salpicão de Jaca
Ingredientes:
250g jaca grande verde cozida e desfiada
1 cenoura pequena ralada
1 Milho verde cozido (ou ½ lata – escorrer a água)
1/2 xícara tomate cereja picado
1 colher (de sopa) de azeitona picada
Salsinha picada à gosto
Passas pretas à gosto (opcional)
¼ de cebola roxa grande para refogar
1 colher (chá) de Sal
Modo de preparo:
Refogar a cebola roxa com azeite até começar a dourar;
Adicionar a jaca verde desfiada e temperar com um pouco de sal, mexa bem para incorporar;
Em uma vasilha misture: jaca refogada, cenoura ralada, milho cozido, tomate cereja, azeitona e sal – mexa até que todos os ingredientes se misturem;
Acrescentar a maionese de preferência aos ingredientes;
Finalizar com a salsinha picada.