Ouça a Rádio BdF

Programa Bem Viver acompanha preparação para Fórum Social Mundial, no México

Evento internacional ocorre todo ano, articulado por movimentos populares, para discutir soluções para desigualdade

Começam hoje (26) dois eventos em Porto Alegre de preparação para o Fórum Social Mundial, que será realizado no próximo mês, no México. O evento internacional ocorre anualmente e é articulado por movimentos populares, organizações não governamentais e pela sociedade civil para discutir propostas contra o neoliberalismo, o imperialismo e a desigualdades sociais.

Na preparação, a capital gaúcha sedia até o próximo sábado (30), o Fórum Social das Resistências e o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia.

Essa será a terceira edição do Fórum Social das Resistências, que reúne as organizações e movimentos populares em defesa dos direitos dos povos e do planeta. Já o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, em sua primeira edição, vai reunir entidades ligadas aos profissionais do sistema de Justiça.

Quem detalha este processo é a integrante do comitê facilitador do Fórum Justiça e Democracia, Maria Bethânia, que conversou com a edição de hoje do Programa Bem Viver.

Rio São Francisco

A realização de obras hídricas afetam o ecossistema de rios e de seu entorno. Por isso, comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco estão pressionando o governo federal criar e reforçar leis para proteger o Velho Chico.

Conhecido como “Direito das Águas”, o tema já foi abordado na Constituição de países como Equador, Bolívia e Chile.

A pressão popular para preservar o Rio São Francisco e outros cursos d'água no país é ainda mais desafiadora com o atual governo. Para se ter uma ideia, o partido do presidente Jair Bolsonaro, o PP, afirmou em propaganda na TV que Bolsonaro foi o responsável por fazer a transposição do Rio São Francisco, em 2019. Porém, quando ele assumiu o governo, a obra já estava 90% pronta.

Dia do cacau

Hoje é comemorado o Dia do Cacau e para celebrar a data o Bem Viver relembra uma matéria que une a produção deste saboroso alimento com programas de reforma agrária.

Trata-se da produção sustentável do Chocolate Terra Vista, feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Arataca, na Bahia.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Veja mais