Em 1960, o Oscar podia ter vindo para o Brasil. Naquele ano, o filme Orfeu Negro, de Marcel Camus, foi o vencedor de melhor filme estrangeiro, mas representou a França. Embora o diretor seja francês, os atores do filme, o cenário e, principalmente, a história são completamente brasileiros.
O longa é uma adaptação de uma peça de teatro escrita por Vinicius de Moraes, chamada Orfeu da Conceição. O mito grego de Orfeu e Eurípedes trazido para a realidade carioca.
Embora tenha sido o próprio poeta brasileiro quem apresentou a proposta para Camus, o pacote não veio como encomenda.
Nestes dias pré-Oscar, no qual Brasil tem chances de consagrar a primeira estatueta com Ainda Estou Aqui, o programa Bem Viver apresenta uma série de entrevistas lembrando a história de Orfeu Negro e as polêmicas envolvidas no reconhecimento do filme enquanto obra brasileira.
Foi a viúva de Vinicius de Moraes, Gilda Mattoso que confirmou o “desgosto” do poeta brasileiro.
“Ah, a França adora glamourizar a miséria e coisas do gênero”, diz Mattoso, citando uma frase que disse ter ouvido muito ser dita pelo marido.
Segundo ela, o poeta chegou a falar para Camus sua opinião sobre o filme.
“Ele falou com um pouco de sutileza para não dizer na lata que achou o filme uma porcaria, mas ele falou, sim. Ele manifestou que não gostou e inclusive em Cannes ele saiu no meio da projeção, foi uma coisa chata”.
Mattoso é assessora de imprensa há décadas, atuando ao lado de grandes nomes como Gilberto Gil. A carreira dela começou junto com o relacionamento com Vinicius, na década de 1970.

Confira a entrevista na íntegra
Como você começou seu trabalho de assessora de imprensa?
Olha, tudo começou antes até antes de eu me casar com Vinícius. Eu morei na Europa muitos anos porque eu estudava línguas, e lá eu comecei a trabalhar com produção de shows de artistas brasileiros na Itália e na França, sobretudo.
E nessa função que eu conheci Vinicius. Nossa história começou ali. Ele ficou inclusive morando um tempo em Paris comigo e depois a gente voltou para o Brasil e assumimos nossa relação aqui.
Enquanto estive casada com ele eu não trabalhava, porque o Vinicius já dava tanto trabalho e não sobrava tempo para fazer mais nada. Tinha que cuidar dele, cuidar da agenda dele, das roupas, do escritório, que era uma zona, uma loucura.
Depois que ele morreu, a gravadora Ariola tinha acabado de se instalar no Brasil, e o primeiro a assinar com eles foi Toquinho, e logo depois o Chico [Buarque].
Então eles falaram com o presidente da gravadora para me empregarem. Eu conhecia todos os artistas, tinha um bom trânsito com eles.
Mas eu não tinha nem mesa no começo. Logo depois, o assessor de imprensa da gravadora foi embora e eles me botaram para fazer assessoria, eu não sabia nem do que se tratava, mas aí comecei na marra e gostei.
Fui ficando como estou até hoje.
E quando foi a primeira vez que você encontrou o Vinicius?
Foi em Niterói, em 1972. Eu sou de Niterói e um dia teve um show do Vinicius, Toquinho e Marília Medalha, que é também de Niterói.
Eu era super fã do Vinícius, então eu fui levando meus livros todos pra ele assinar, pra autografar. E lá eu ouvi um zum zum zum de que eles iam jantar na casa da Marília, que eu sabia bem onde era porque me dava com o irmão dela, Chico Medalha.
Aí eu falei: “Chico, pelo amor de Deus, deixa eu ir nesse jantar. Eu não como, nem nada, mas só quero ficar lá, tietando”.
Aí eu fui com uma amiga minha de infância, fomos para a casa da Marília. Nós estávamos de carro, eu e a minha amiga.
Quando acabou o jantar, eles começaram a se movimentar para voltar para o Rio. Isso é pré-ponte Rio-Niterói, então eu e minha amiga nos dispusemos a levar Vinícius e a mulher dele na época na estação das barcas, em Niterói.
Fomos levando eles, deixamos eles lá e foi isso, um contato de fã.
Só depois que eu fui morar na Europa e todos os lugares onde eu morava, por uma razão ou por outra, sempre a gente se encontrava.
Aí foi nascendo uma amizade, a gente foi se conhecendo melhor, ele me ligava de vez em quando pra bater papo.
E quando que, de fato, vocês começaram a ficar juntos?
Em 1978, em Paris.
No ano anterior, em 1877, ele foi à Europa com Toquinho e Maria Creuza. Eu fiquei bem amiga dela e um dia ela disse: “olha, o poeta tá arrastando a asa pra você”.
Eu falei: “Que isso, Maria Creuza? Imagina, Vinicius é assim com todo mundo”.
Ele estava casado na época, com uma argentina, mas a família dela não aprovava muito, então ela ficava muito entre Buenos Aires e Rio. Ele ficava muito só no Rio.
Isso foi o que as pessoas me contaram, e ele depois me confirmou: “eu vou voltar para o Brasil para encerrar a minha história com a Marta, e aí você vem depois, e assumimos”.
O filme Orfeu Negro é anterior ao relacionamento de vocês. Mas ele chegou a comentar a respeito?
Olha, falamos muito nisso, porque quando eu estava com ele, o Cacá Diegues, que nos deixou agora, começou a pensar em refazer o filme.
Ele frequentava muito a nossa casa, porque ele queria escrever o roteiro com Vinicius.
Vinicius ficou todo animado, porque ele não gostava do filme francês. Inclusive, nesse musical que eu estou trabalhando, Tom Jobim Musical, tem ele e Tom falando disso.
“Ah, a França adora glamourizar a miséria e coisas do gênero”, dizia ele.
Ele tinha muita vontade que um diretor mais sensível e mais entendedor da situação das favelas fizesse o filme.
Vinicius chegou a falar o que pensou do filme para Camus?
Ele falou com um pouco de sutileza para não dizer na lata que achou o filme uma porcaria, mas ele falou, sim, ele manifestou que não gostou e inclusive em Cannes ele saiu no meio da projeção, foi uma coisa chata.
Ele falava que estava glamourizando a pobreza, que aquele filme era folclórico.
Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver nas rádios parceiras e plataformas de podcast / Brasil de Fato
Sintonize
O programa de rádio Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. A versão em vídeo é semanal e vai ao ar aos sábados a partir das 13h30 no YouTube do Brasil de Fato e TVs retransmissoras: Basta clicar aqui.
Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS); Rádio Cantareira (SP); Rádio Keraz; Web Rádio Studio F; Rádio Seguros MA; Rádio Iguaçu FM; Rádio Unidade Digital ; Rádio Cidade Classic HIts; Playlisten; Rádio Cidade; Web Rádio Apocalipse; Rádio; Alternativa Sul FM; Alberto dos Anjos; Rádio Voz da Cidade; Rádio Nativa FM; Rádio News 77; Web Rádio Líder Baixio; Rádio Super Nova; Rádio Ribeirinha Libertadora; Uruguaiana FM; Serra Azul FM; Folha 390; Rádio Chapada FM; Rbn; Web Rádio Mombassom; Fogão 24 Horas; Web Rádio Brisa; Rádio Palermo; Rádio Web Estação Mirim; Rádio Líder; Nova Geração; Ana Terra FM; Rádio Metropolitana de Piracicaba; Rádio Alternativa FM; Rádio Web Torres Cidade; Objetiva Cast; DMnews Web Rádio; Criativa Web Rádio; Rádio Notícias; Topmix Digital MS; Rádio Oriental Sul; Mogiana Web; Rádio Atalaia FM Rio; Rádio Vila Mix; Web Rádio Palmeira; Web Rádio Travessia; Rádio Millennium; Rádio EsportesNet; Rádio Altura FM; Web Rádio Cidade; Rádio Viva a Vida; Rádio Regional Vale FM; Rádio Gerasom; Coruja Web; Vale do Tempo; Servo do Rei; Rádio Best Sound; Rádio Lagoa Azul; Rádio Show Livre; Web Rádio Sintonizando os Corações; Rádio Campos Belos; Rádio Mundial; Clic Rádio Porto Alegre; Web Rádio Rosana; Rádio Cidade Light; União FM; Rádio Araras FM; Rádios Educadora e Transamérica; Rádio Jerônimo; Web Rádio Imaculado Coração; Rede Líder Web; Rádio Club; Rede dos Trabalhadores; Angelu’Song; Web Rádio Nacional; Rádio SINTSEPANSA; Luz News; Montanha Rádio; Rede Vida Brasil; Rádio Broto FM; Rádio Campestre; Rádio Profética Gospel; Chip i7 FM; Rádio Breganejo; Rádio Web Live; Ldnews; Rádio Clube Campos Novos; Rádio Terra Viva; Rádio interativa; Cristofm.net; Rádio Master Net; Rádio Barreto Web; Radio RockChat; Rádio Happiness; Mex FM; Voadeira Rádio Web; Lully FM; Web Rádionin; Rádio Interação; Web Rádio Engeforest; Web Rádio Pentecoste; Web Rádio Liverock; Web Rádio Fatos; Rádio Augusto Barbosa Online; Super FM; Rádio Interação Arcoverde; Rádio; Independência Recife; Rádio Cidadania FM; Web Rádio 102; Web Rádio Fonte da Vida; Rádio Web Studio P; São José Web Rádio – Prados (MG); Webrádio Cultura de Santa Maria; Web Rádio Universo Livre; Rádio Villa; Rádio Farol FM; Viva FM; Rádio Interativa de Jequitinhonha; Estilo – WebRádio; Rede Nova Sat FM; Rádio Comunitária Impacto 87,9FM; Web Rádio DNA Brasil; Nova onda FM; Cabn; Leal FM; Rádio Itapetininga; Rádio Vidas; Primeflashits; Rádio Deus Vivo; Rádio Cuieiras FM; Rádio Comunitária Tupancy; Sete News; Moreno Rádio Web; Rádio Web Esperança; Vila Boa FM; Novataweb; Rural FM Web; Bela Vista Web; Rádio Senzala; Rádio Pagu; Rádio Santidade; M’ysa; Criativa FM de Capitólio; Rádio Nordeste da Bahia; Rádio Central; Rádio VHV; Cultura1 Web Rádio; Rádio da Rua; Web Music; Piedade FM; Rádio 94 FM Itararé; Rádio Luna Rio; Mar Azul FM; Rádio Web Piauí; Savic; Web Rádio Link; EG Link; Web Rádio Brasil Sertaneja; Web Rádio Sindviarios/CUT.
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para ser incluído na nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do formulário.