Ouça a Rádio BdF

Após pressão, famílias da Zona Leste receberão chaves de apartamentos na próxima semana

Jornal Brasil Atual traz análise política da semana na coluna Plenos Poderes, com CPI da Covid e crise no bolsonarismo

Removidas da comunidade da Quaresma Delgado, no Jardim São Rafael, Zona Leste da capital paulista, em 2014, cerca de 600 famílias que ainda aguardam a entrega das moradias prometidas, finalmente, vão receber as chaves.

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo desmarcou uma reunião com os moradores, informando que vai realizar um evento de entrega simbólica das chaves para as famílias na próxima terça-feira (24).

O anúncio da entrega das chaves foi fruto da luta da comunidade, que ocupou a sede da Caixa, no centro de São Paulo, com dezenas de famílias, reivindicando a entrega imediata das moradias.

A coordenadora da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, Maria de Fátima dos Santos, ressaltou que as famílias vão seguir mobilizadas e também cobrou a apresentação do cronograma de mudanças dos moradores.

O cronograma é fundamental para que as famílias se organizem, já que muitas delas precisam encerrar contratos de aluguel. Outras estão morando de favor, pois já tinham deixado o aluguel quando assinaram os contratos, em julho.

Ao mesmo tempo, é preciso que a mudança seja em breve, pois muitas famílias, mesmo sem morar no local, já estavam tendo de arcar com as parcelas do financiamento, que varia de 80 a 270 Reais, de acordo com a renda familiar.

Em nota, a Secretaria Municipal da Habitação informou que a entrega do condomínio está prevista para este mês, mas que depende de liberação do Ministério do Desenvolvimento Regional para autorizar a mudança das famílias. O Ministério do Desenvolvimento Regional não se manifestou.

Na coluna Plenos Poderes com Rodrigo Vianna, o jornalista analisa a política na semana, com a quebra de sigilos de o advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef e do deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, por parte da CPI da Covid, entre vários outros assuntos.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, traz a repercussão sobre a eleição do deputado estadual Fernando Cury, do Cidadania, como membro do Condeca, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de São Paulo, para um mandato de dois anos.

No ano passado, o parlamentar foi acusado de importunação sexual ao passar a mão no seio da deputada Isa Penna (Psol), no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. Em abril, a Alesp decidiu suspender o mandato de Cury por seis meses.

Confira todas as reportagens e os destaques desta sexta-feira (20), no áudio acima. 

—— 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Veja mais