Ouça a Rádio BdF

Tempero da Notícia: governo pauta a mídia com ‘guerra dos bonés’; Lula ainda é favorito nas eleições de 2026

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Nesta semana, o governo federal tentou colocar em ação o plano de pautar a mídia, ao invés de ser acuado pela maneira como a extrema direita difunde suas pautas nas redes sociais.

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação) Sidônio Palmeira fez um contra ataque à popularidade do boné vermelho de Donald Trump (Make America Great Again) e criou o boné azul, com a inscrição "O Brasil é dos Brasileiros".

O boné indignou bolsonaristas, que criaram uma resposta reclamando do preço dos alimentos. A iniciativa não emplacou, justamente porque foi durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) na presidência que os alimentos tiveram uma alta gigantesca, que causou uma grande elevação das taxas de insegurança alimentar do país.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Brasil se posiciona

Apesar das dificuldades que enfrenta em seu terceiro mandato, o presidente Lula (PT) segue como o favorito à reeleição no pleito presidencial de 2026. Uma pesquisa do instituto Quaest aponta que, se a eleição fosse hoje, Lula venceria Tarcísio de Freitas (43% x 34%), Eduardo Bolsonaro (44×34), e até o cantor sertanejo Gusttavo Lima (41×35). 

Outros possíveis candidatos à presidência também foram testados na pesquisa e Lula se manteve como favorito nestes cenários. Seja enfrentando Pablo Marçal (43×34), Romeu Zema (45×28) ou Ronaldo Caiado (45×26), o petista ainda é o preferido para seguir a frente do governo federal.

São dois anos até a eleição de 2026 e os cenários ainda podem variar, de acordo com o desempenho econômico e político de Lula. Mas a mensagem é que o presidente ainda se mantém competitivo e pode ser o nome da esquerda em 2026.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é a diplomacia mundial, diante das ameaças de Donald Trump em seus primeiros 15 dias à frente da presidência dos Estados Unidos.

Neste período, Trump já tentou sobretaxar os vizinhos Canadá e México – em ambos os casos, voltou atrás depois de negociações com mandatários dos dois países – e também a China. No caso do gigante asiático, Trump impôs taxas de 10% e 15% para produtos chineses e recebeu reciprocidade de Xi Jingping, que também aplicou taxas sobre produtos estadunidenses.

No entanto, mais grave ainda foi a ameaça de Donald Trump em controlar o território palestino da Faixa de Gaza, que julgou "uma pilha de escombros", que deveria ser reconstruída. A ideia de Trump é transformar a região em uma "Riviera do Mediterrâneo", promovendo uma limpeza étnica e desconsiderando todos os tratados internacionais.

A reação da comunidade internacional foi de repúdio às falas do presidente dos Estados Unidos, mas ainda há apreensão em saber se são apenas bravatas, ou se realmente haverá uma tentativa de ocupação da Faixa de Gaza.

Sopa de Letras

Na Sopa de Letras desta semana, a dica é o livro Introdução ao Fascismo, de Leandro Konder, editado pela Expressão Popular. A publicação faz uma retomada histórica do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha.

Konder mostra a forte participação empresarial nesses regimes e de como a burguesia mergulhou de cabeça nos projetos autoritários. Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, o fascismo não desaparece, é apenas assimilado.

O livro é fundamental para compreender a nova era da extrema direita no mundo.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Veja mais