Ouça a Rádio BdF

Tempero da Notícia: denúncia da PGR envolve Bolsonaro e outros 33 em trama golpista

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

A denúncia do Procurador Geral da República (PGR) Paulo Gonet contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas reuniu provas diversas para mostrar que havia uma tentativa de golpe em curso no Brasil desde 2021.

O documento histórico, com quase 300 páginas, foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira (18) e revela os ataques públicos ao sistema eleitoral brasileiro e às urnas eletrônicas feitos pelo ex-presidente, um encontro golpista dentro do Palácio do Planalto, o teor da minuta que cancelava as eleições de 2022, entre tantos outros detalhes.

::Bolsonaro está desesperado e tentativa de invalidar processo é em vão porque há provas, dizem analistas::

Há ainda revelações sobre a operação “Punhal Verde Amarelo”, que tinha como objetivo assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. As provas são advindas da delação de Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e outros 27 depoimentos de militares, políticos e ex-assessores de Bolsonaro.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Julgamento na primeira turma do STF

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, ofereceu 15 dias para que os 34 acusados apresentem suas defesas. Somente a partir daí a Corte decide se aceita a denúncia da PGR.

O caminho mais provável é que o caso siga para a primeira turma do STF, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

::Especialistas definem denúncia da PGR contra Bolsonaro e aliados como tardia, mas consistente::

Há pedidos para que o processo seja avaliado pelo plenário da Corte, ou seja, pelos 11 ministros, mas essa medida inviabilizaria a ideia de apresentar o resultado do julgamento ainda neste ano e evitar que o caso contamine o processo eleitoral de 2026.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o presidente da Argentina, Javier Milei. O extremista tem colecionado falas constrangedoras, mas, nesta semana, um post do presidente, em que divulgava o lançamento de uma criptomoeda chamada $Libra gerou perdas bilionárias para os argentinos.

Além das suspeitas de vazamento seletivo da operação, que fez com que poucas pessoas tivessem ganhos de mais de US$ 5 milhões, o ativo perdeu valor ao longo do dia e colapsou. Ao ver o fracasso da operação, Milei apagou o post no X (antigo Twitter). Mesmo assim, o presidente saiu como o grande culpado pela operação fraudulenta.

::Escândalo de criptomoeda na Argentina: Milei será investigado por associação criminosa e fraude::

Em uma entrevista para uma mídia da Argentina, o presidente foi questionado sobre a operação. Horas após divulgada, vazaram imagens de bastidores da entrevista, que mostravam Milei e o jornalista combinando perguntas, além de uma interrupção abrupta da conversa feita por um assessor, que identificava possíveis problemas judiciais na fala do presidente.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para o Papa Francisco, que enfrentou sérios problemas de saúde nesta semana. Aos 88 anos, com um histórico de problemas respiratórios, Francisco foi hospitalizado com uma grave infecção bacteriana nos pulmões.

::Papa Francisco respira sem ajuda de aparelhos::

O Papa, eleito para o comando da Igreja Católica em 2013, é um líder humanista, que desafia a intolerância e a extrema direita. Desde o início de seu pontificado, tem tentado trazer a igreja de volta a posições progressistas e de solidariedade com os mais pobres.

A presença de Francisco à frente do catolicismo é importante não só para reformar a instituição, mas também por sua posição de estadista, ao se colocar contrário a arroubos conservadores que tomam o mundo neste momento.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Veja mais