DE OLHO NO PRAZO

TRE-RJ amplia horário de atendimento a partir desta quarta (24)

Zonas eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor passam a funcionar das 11h às 19h no estado do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Eleitores que já têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral podem requerer os serviços do TRE-RJ pelo autoatendimento disponível no site do Tribunal - Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Começa nesta quarta-feira (24) a ampliação do horário de atendimento das zonas eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado do Rio, que passam a atender das 11h às 19h. O horário de término do atendimento foi ampliado em duas horas, por causa da proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que acontece em oito de maio.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ),  a data-limite vale para quem precisa requerer serviços eleitorais diversos, como cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral. O atendimento é feito por ordem de chegada. Não há necessidade de agendamento. 

Leia mais: Eleições 2024: o que está em jogo?

Além da ampliação do horário, haverá atendimento em regime de plantão nas unidades de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na próxima quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador, e no sábado (4). Nesses dias, os cartórios eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor funcionarão das 12h às 17h. De acordo com o TRE-RJ, o objetivo é atender ao aumento da procura de eleitores nos últimos 15 dias de prazo.

Miracema, Mendes e Rio Bonito

No dia três de maio, dia de feriado municipal em Mendes, localizado na região sul do estado e Miracema, na região noroeste, os cartórios eleitorais das cidades abrirão para atendimento, das 12h às 17h. O mesmo acontece com o cartório de Rio Bonito, no leste fluminense, no dia sete de maio, também feriado municipal. 

No dia oito de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, ainda que seja feriado em algumas cidades, todas as zonas eleitorais e centrais de atendimento do estado funcionarão no horário estendido, das 11h às 19h. 

Atendimento on-line

Eleitores que já têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral podem requerer os serviços do TRE-RJ pelo autoatendimento disponível no site do Tribunal. A data-limite para fazer o requerimento on-line de mudança de domicílio eleitoral, transferência de local de votação ou alteração cadastral também é o dia oito de maio.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister